Normalização

Segundo a ABNT (2013), normalização é a atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, as prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto.

A finalidade das normas técnicas é estabelecer requisitos serem respeitados por um produto, processo ou serviço. Tais normas são consolidadas por consenso e aprovadas por um organismo reconhecido. Seu intuito é beneficiar as empresas e a comunidade.

conte-memais
Humm..conte-me mais sobre isso.

A normalização é cada vez mais utilizada como um meio para manter ou melhorar a qualidade, reduzindo os custos de produção e do produto final. Em uma economia onde a competitividade é cada vez mais crescente, as empresas dependem de sua capacidade de incorporação de novas tecnologias de produtos, processos e serviços.

Não é possível afirmar quando a normalização começou (Leia mais no post: “quando começamos a pensar nisso?”), mas desde os primórdios o homem estima distâncias, tamanhos de utensílios, dimensões. Antigamente, os tamanhos eram obtidos usando-se a medida dos dedos, das mãos, dos pés, palmo, do antebraço, etc. Distâncias maiores, por exemplo, eram identificadas como passos ou um dia de viagem. Algumas dessas medidas permanecem vigentes até hoje.

palmo
1 palmo, 2 palmos, 1 palmo…

O Getef (Grupo de estudos em tecnologia de ensino de física) atribui ao Sistema Internacional de Unidades (SI) o início da normalização, quando após a Revolução Francesa, mediante a variedade de critérios que impedia o florescimento industrial, foi criada pela Assembleia Nacional Constituinte Francesa, uma comissão de homens de ciência para a determinação e construção de padrões, de tal modo que fossem universais.

Ao invés de simplesmente padronizar o tamanho das unidades existentes, optou-se pela criação de um sistema novo baseado em uma constante, não arbitrária. Após estudos e pesquisas, um decreto tornou as unidades oficiais na França, e, passados alguns anos, vários países já as adotavam. Os padrões foram estabelecidos, e cópias exatas foram enviadas aos países (dentre eles o Brasil) que legalizaram o sistema métrico, tornando-o internacional.

Nos Estados Unidos, no período da I Guerra Mundial, a normalização já havia sido reconhecida como um processo industrial que garantia entre fábricas diferentes o mesmo produto padrão. Com o uso de ferramentas de laminação, polimento e perfuração normalizadas, cada peça fabricada revelava-se idêntica às outras e também já era reconhecida a importância da criação de normas em nível industrial e internacional.

Em 1926 alguns dos mais importantes organismos normalizadores organizaram uma conferência em Nova Iorque e decidiram criar a Federação Internacional de Associações Nacionais de Padronização (ISA[1]), mas com a ameaça da segunda guerra ao final da década de 30, muitos países retiraram seus representantes e, em 1942, a ISA teve suas atividades encerradas.

[1] Livre tradução da autora. Do inglês: International Federation of the National Standardizing Associations.

: )

_________________________________________________________________

Bibliografia:

ABNT. 2013. http://www.abnt.org.br/m3.asp?cod_pagina=931. Associação Brasileira de Normas Técnicas. [Online] 2013.

GETEF. 1979. Física – 2º Grau (Volume 1). 1. São Paulo : Saraiva, 1979. Vol. 1.

IPQ. 2013. http://www1.ipq.pt/PT/Pages/Homepage.aspx. IPQ -Instituto Português da Qualidade. [Online] 2013. [Acesso em: 23 de agosto de 2013.]

SEBRAE. 2013. http://www.sebraees.com.br/pag_cat.asp?codigo_categoria=45. Programa Sebrae de Qualidade Total. 2005. [Online] Acesso em julho de 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s