E essa tal de ISO 9001:2015?

Todo mundo que trabalha com gestão da qualidade, mais especificamente com a norma mãe ISO 9001, sabe que ela foi revisada ano passado (2015).
A ISO 9001:2015, publicada em setembro, diferente do que estabeleceram as outras revisões, ousou. Explico: nunca antes a norma foi tão modificada. Isso é ruim? Não sei. Provavelmente não.

Já que as normas ISO representam um consenso mundial, acredito eu, em minha ordinária ignorância, que os impactos tenham sido previstos (embora nem todo consenso seja inteligente, ou, representante da verdade).

A questão é que os órgãos certificados terão três anos para operar a migração, e, enquanto isso, a última versão (2008) será utilizada até 2018. Devido às consideráveis modificações, a transição será lenta.

06-bocejo-g-20120926
Quando você comunica à equipe que o sistema será revisado.

A ISO 9001 passou a utilizar a estrutura proposta pelo Anexo SL.

Mas o que é isso???

O Anexo SL é um documento que define como as normas de sistema de gestão devem ser estruturadas, ou seja, como deve ser a estrutura de “alto nível” de suas normas. Estrutura de alto nível são as seções, os capítulos principais das normas.

Antes, a ISO 22301 –  Gestão de continuidade de negócios – já utilizava as bases do SL para sua estruturação. A tendência é que todas as normas de sistema de gestão adotem a mesma estrutura de alto nível, mesmo texto principal, bem como termos e definições comuns para facilitar e auxiliar na integração do sistema.

Estrutura de alto nível estabelecida pelo Anexo SL:

Alto nivel
Estrutura de alto nível estabelecida pelo Anexo SL e adotada na ISO 9001:2015

Com relação aos processos, é interessante observar que enquanto a ISO 9001:2008 promovia a adoção da abordagem de processos, a ISO 9001:2015 determina que a organização estabeleça um SGQ baseado em processos. Percebem a sutil diferença?
O requisito 4.4 já traz essa determinação em seu título: “Sistema de gestão da qualidade e seus processos” – isto é: os processos que JÁ fazem parte do SGQ.

Sem mais delongas, vamos então às principais mudanças:

  • Contexto da organização
  • Liderança
  • Mentalidade de risco

Mastigando os principais pontos de mudança:

Contexto da organização
4.1. Entendendo a organização e seu contexto.
4.2. Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas.

O 4.1 e o 4.2  são requisitos novos e fazem com que a organização possa refletir seu contexto, referindo-se não apenas ao ambiente de negócio, mas também aos fatores internos e externos. A ISO 9001:2015 determina que as organizações identifiquem, monitorem e analisem questões internas e externos que sejam relevantes ao seu propósito e direção estratégica; e que tenham a capacidade de impactar os resultados pretendidos do SGQ. Essas questões podem incluir fatores ou condições positivos e negativos.

Liderança
5.1 Liderança e comprometimento é o termo utilizado na ISO 9001:2015 que substitui  “Responsabilidade da Direção” . Esta seção determina que a alta direção demonstre o seu comprometimento com o sistema de gestão da qualidade por meio de participação direta, ou seja, responsabilizando-se diretamente, sem a figura do RD como nas versões anteriores.

Mentalidade de risco
0.3.3 Mentalidade de risco é o conceito descrito no anexo A4 da ISO 9001:2015. Este conceito estava implícito nas versões anteriores da norma, mas agora encontra-se especificado, de modo a permitir que a organização entenda e o aplique em seus métodos. A ISO 9001:2015 estabelece uma abordagem sistemática ao risco, em vez de tratá-lo como um componente. Risco é tudo que poderia acontecer e quais seriam os efeitos e impactos destes acontecimentos. O risco também pode ser entendido como toda e qualquer incerteza, seja ela uma oportunidade ou uma ameaça. Risco não é somente algo negativo. Uma oportunidade pode estar relacionada à redução da probabilidade de algo dar errado, por exemplo.

Percebam que, no momento em que  o risco é considerado, descrito e incluído em toda a norma, o termo ‘ação preventiva’ desaparece. Sim, ele deixa de ser necessário à medida em que a organização começa a analisar profundamente os riscos para  alcançar a conformidade em seus produtos e serviços.

Outras mudanças:

Reparem. Ainda que a ISO 9001:2008 deixasse claro que o termo “produto” se referia também a serviços, nesta revisão o termo foi substituído. Agora, clareando ainda mais, em vez de “produtos” temos “produtos e serviços”. Eu, particularmente, acho exagerado, redundante. Mas quem sou eu? Seguimos…

O termo “Aquisição” que titulava o requisito 7.4 foi substituído por  “Processos, produtos e serviços providos externamente”. Novamente desnecessário ao meu ver. Por que só externamente?

O mesmo ocorre com “Objetivos da qualidade”. O termo foi ampliado para “Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los”. A ideia é enfatizar a necessidade do planejamento para o alcance dos objetivos. Antes não havia planejamento? Como alcançar os objetivos sem planejá-los?

Em todo o conteúdo da ISO 9001:2015 encontraremos o termo “Informação documentada”. Por sua vez, os termos que se referiam à documentação, como: manual da qualidade documentado, procedimentos documentados e registros de qualidade foram excluídos. Essa mudança eu considerei muito válida, pois estamos na era da informação; e todos os dias algo de relevante e novo neste sentido nos surpreende.

CAOCEL
Lidando com as informações, com a tecnologia e com o avanço.

Como qualquer mudança – em qualquer organização, o impacto das adaptações dependerá do nível existente de condições, conforme a maturidade do sistema de gestão implementado ou do empenho em implementá-lo pela primeira vez.

A transição de uma norma à outra deve ocorrer até setembro de 2018 e os organismos certificadores recomendam que as preparações já estejam acontecendo (desde 2015). Por mais que tenham ocorrido mudanças, a nova versão é fundada na anterior. Logo, não é um sistema novo, diferente…são apenas novas formas para se chegar lá!

E falo mais sobre isso em:

Auditorias

Como fazer com que os procedimentos sejam cumpridos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s