Como unir Prazer e Trabalho

Conheço muitas pessoas que estão insatisfeitas com seus trabalhos, vivendo uma vida de sufoco e agonia. As vezes fico parecendo uma lunática, pregadora de autoajuda ao afirmar que precisamos fazer as nossas escolhas para viver uma vida mais plena, leve e com melhor qualidade. Mas não me importo, sigo o meu caminho e apenas escrevo o que considero certo, relevante para alguns e também o que vejo ao meu redor.

Quem tem um emprego hoje, não se dá conta da quantidade de desempregados que estão em busca de uma colocação. Por sua vez, quem está “do lado de fora” não se dá conta da angústia e da falta de propósito de alguém que vive uma rotina massacrante e sem significado.

Vejo também empreendedores – ou melhor dizendo, donos de empresa – sendo torturados e se sentindo amarrados aos seus negócios. O que era para ser uma realização, se torna um fardo. Assim como a pessoa que clama por um emprego e meses depois já está saturada. Isso acontece porque a realização está dentro de nós e não fora.

Não é o trabalho que te estressa; é você que está estressado com o trabalho e com a vida que está levando.

Não é o seu negócio que vai mal; é você que não está entrando em ação e buscando novas oportunidades e soluções.

O horizonte nunca vai deixar de existir porque não conseguimos enxergá-lo. Ele estará sempre lá, ainda que prédios altos nos impeçam de contemplá-lo.

É preciso ter estratégia, planos. Para você, para sua vida, seus projetos e seu futuro. Como você quer estar daqui a 10, 20 anos? O que você está fazendo hoje para alcançar isso?

Se você daqui a 10 anos, se enxergar vivendo como vive hoje, estará feliz?

O que você não fez hoje, se tornará mais difícil amanhã.

Então comece hoje a pensar (e enxergar) as estratégias para se ter mais prazer naquilo que você faz. Não são regras, porque pessoas são diferentes. São alternativas, já que quando você decide por NÃO MUDAR, JÁ ESTÁ FAZENDO UMA ESCOLHA: a de permitir que as coisas permaneçam como estão.

office-620822_960_720


Estratégias para se trabalhar com prazer em tudo que se faz:

❤ Descubra o que realmente importa para você  –  Qual o seu propósito? O que você considera realmente valioso na vida? Identifique os valores mais importantes para você: liberdade, autonomia, criatividade, dinheiro, segurança, estabilidade, família. Um trabalho movido à necessidade de realização do seu propósito, aumenta suas chances de satisfação.

🤔 Saia da caixa e sinta-se livre de pressões e convenções sociais – Por que se prender a um cargo, só porque os outros acham louvável? Conheço executivas em cargo de direção que estão infelizes. Seu trabalho deve servir para realizar os seus propósitos (leia acima) e não o dos outros. Permita-se trabalhar fora da sua área de formação, descubra novos caminhos.

Como você imagina uma rotina ideal de trabalho? Como é o ambiente que você visualiza, quando se imagina trabalhando feliz e com satisfação?

👍 Melhore sua produtividade – Ser produtivo não é conseguir fazer mais coisas. Ser produtivo é fazer certo as coisas certas. Quando isso acontece, você consegue tempo para viver o seu propósito.

Isso! Isso mesmo que você pensou! Produtividade também tem a ver com tempo livre.

🎯Identifique não só o problema, mas a CAUSA do problema – Problemas todo mundo tem: você, eu e a Rainha da Inglaterra. A questão é como sanamos a CAUSA dos problemas. Pergunte-se sempre o porquê daquele problema estar acontecendo. Por que tenho o problema X? E responda. Depois refaça a pergunta com a resposta utilizada, ex: Tenho o problema X por isso. E por que isso ocorre? E vá se questionando sobre o porquê das coisas acontecerem até chegar na raíz do problema.

Na engenharia, chamamos esse método de árvore dos porquês. Encontre o porquê real do seu problema. O problema é apenas o sintoma. Lute para sanar a causa e não o sintoma.

👉Ajude as pessoas que cruzam o seu caminho – Ajude, mas sem esperar nada em troca. Você está em uma caminhada, alguns que também estão caminhando vão cruzar o seu caminho. Ajude-os; seja profissionalmente, seja com palavras de afeto e incentivo, seja ensinando algo. Sinta seu coração inundado de felicidade ao ver alguém prosperar por meio de uma ajuda sua. Perceba como é gratificante ajudar alguém a caminhar. Não espere retorno, porque isso é  egoísmo disfarçado de generosidade. Faça pelos outros e não por você.

🙏🏼Controle a sua mente e fortaleça seu mindset – Sua mente é o seu escudo. Ela precisa trabalhar para você e não você ser refém dela. Pratique exercícios de respiração, atividade física, ande ao ar livre e alimente seu corpo de coisas boas: boas leituras, música, lazer, boa conversa.

Passe a reparar na sua respiração, ela precisa ser leve e ao mesmo tempo profunda. Quem respira depressa está correndo, fugindo, com medo. O domínio da ansiedade é difícil, eu sei, também sou ansiosa. Por isso procuro respirar melhor, quando percebo que estou acelerada.

Também procure blindar a sua mente contra inimigos invisíveis. O desânimo, a baixa autoestima, a frustração, pessoas que te deixam para baixo. Se perceber que há alguém te colocando para baixo, das duas uma: ou ajude a trazer a pessoa para o mesmo estágio mental que você, ou se afaste. Repita esse mantra diariamente: Sou eu que decido a minha vida.  #mindset

📚Tenha uma vida além do trabalho. Coloque suas paixões em prática –  O trabalho é apenas um dos diversos pontos de nossas vidas. Ninguém vive somente de trabalhar. Família, hobbies, lazer, esporte, atividades de entretenimento…são complementos à vida de qualquer ser humano.

Aquele que vive somente para o trabalho irá se culpar no futuro. Aquele que só possui amigos no trabalho, está sozinho. Aquele que faz do trabalho a única expressão em sua vida, está aprisionado em um calabouço escuro e não se dá conta.

Perceba TODOS os aspectos que a sua vida tem ou pode ter. Empreenda sua vida. Entre em ação realizando as coisas que te movem, que te dão prazer: você canta? Escreve? Gosta de aeromodelismo, de colecionar, de competir em esportes, de tocar algum instrumento? Você gostaria de fazer uma nova faculdade, um curso em alguma área completamente diferente da sua? Você quer cozinhar, fazer receitas ou ajudar pessoas a terem uma alimentação mais saudável?

FAÇA. REALIZE AS SUAS PAIXÕES.

O que te impede além de você mesmo?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s