Empreendedora, mãe, viúva: o que podemos aprender com a Veuve Clicquot?

Quando eu vejo um Engenheiro, colega de profissão, virando o nariz para o pequeno produtor, eu tenho apenas pena. Engenhar é desenvolver soluções, seja para a grande indústria, seja para o pequeno. E eu trabalho muito tentando disseminar essa mentalidade.

Se hoje você toma um Champagne clarinho, sem sedimentos, é graças a uma empreendedora chamada Barbe Nicole. É graças a uma viúva, mãe, que teve coragem de tocar os negócios na França de Napoleão. Se já tá difícil hoje, migs, imagina no séc. XVIII!

E não, meu bem! Ela não era Engenheira não. Não tinha diploma não. Era apenas uma estudiosa dos PROCESSOS.
OBSERVAVA, ANALISAVA, MELHORAVA.
OBSERVAVA, ANALISAVA, MELHORAVA.
E sua técnica é empregada até hoje nas grande industrias do mundo.Perdeu algumas vezes, se recuperou na maioria.
Ganhou mercado, fez nome. Sofreu preconceito por ser mulher, por ser empresária.Tornou sua bebida desejada, de luxo, sinônimo do que há de mais caro no mundo.
Construiu um império enquanto o restante do mercado ruía.Eu acho tudo isso de uma admiração estupenda!Uma das pessoas que, se eu pudesse voltar no tempo, puxaria uma cadeira, pegaria uma taça de Champagne (ou de um bom espumante nacional) e começaria a puxar conversa por horas!

(Eu conheci mais detalhes da história da Viúva Clicquot lendo sua biografia, lançada pela editora Editora Rocco. Para ler minha crítica completa ao livro, eu a fiz no meu blog de vinhos, clique aqui.)

Bom, nós teremos uma linda conversa no evento “As Mulheres e o Vinho” – dia 26 de outubro, na Wine Rio! Veja mais informações na foto abaixo!

vinho (6)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s